PROJETOS RADIOCOMUNICAÇÃO

Medidor de modulação

Acho que esse é um dos instrumentos de teste mais importantes que você pode ter além de um medidor de watt e um osciloscópio. Então aqui está um circuito para construir um.
Nº da peça
Valor
R1, R2, R3                   16 ohm, 2 W
R4                   5600 ohm, 1/2 W
R5                   Potenciômetro de 50K
D1, D2, D3                   diodo 1N60
C1                   4 uF
C2, C3                    .005 uF
METRO                   0-50 uA
RFC1                    bobina 2,5 mH
SW1                   interruptor

Descrição do circuito:
Suponha por um momento que apenas a portadora estável esteja presente e o operador não esteja falando no microfone. Durante esse período, o instrumento é ajustado em sua posição de calibração pelo SW1. À medida que o transportador constante passa pelo diodo D1, ele é convertido em CC, viaja pelo estrangulador de RF e atinge o medidor. Isso fornece um ponto de referência para medir a porcentagem de modulação. O controle de calibração é girado até que o medidor leia exatamente a escala completa.

Após a calibração, o SW1 é colocado na sua posição de modulação. Agora, quando o operador fala no microfone, a operadora muda de força com a modulação. Desta vez, no entanto, o sinal deve passar pelo capacitor C1. Isso bloqueia a portadora estável e permite que apenas as pulsações que representam o sinal de áudio passem para o medidor. O áudio é recuperado da operadora pelos diodos D2 e ​​D3, e o medidor agora responde dando um passo à frente na taxa de voz, mostrando a porcentagem de modulação.
Como você pode ver, este circuito usa uma carga fictícia interna que pode suportar apenas cerca de 6W. Se você planeja usar este medidor com mais energia do que isso, precisará melhorar a carga simulada, usando resistores de energia ou possivelmente fazendo uma tomada para uma antena / carga simulada externa.

***************************************************************************************************************



*********************************************************************************************************




Nenhum comentário:

Postar um comentário