MEDIDORES DE MODULAÇÃO

 

Medidor de modulação

Acho que este é um dos instrumentos de teste mais importantes que você pode ter além de um wattímetro e um osciloscópio, é claro.

Claro que todos nós sabemos que eles são muito caros, então aqui está um circuito para construir um. As peças são básicas e baratas, a única parte difícil de conseguir é o afogador de 2,5 millihenry. Ainda não construí este circuito, então, se você fizer isso, me diga como é.

Descrição do circuito:
Suponha por um momento que apenas a portadora estável está presente e o operador não está falando no microfone. Durante esse tempo, o instrumento é definido para sua posição de calibração por SW1. Conforme a portadora estável passa pelo diodo D1, ela é convertida em CC, viaja pelo choke de RF e atinge o medidor. Isso fornece um ponto de referência para medir a porcentagem de modulação. O controle de calibração é girado até que o medidor leia exatamente a escala completa.

Após a calibração, SW1 é colocado em sua posição de modulação. Agora, quando o operador fala no microfone, a portadora muda a força com a modulação. Desta vez, porém, o sinal deve passar pelo capacitor C1. Isso bloqueia a portadora estável e permite que apenas as pulsações que representam o sinal de áudio passem para o medidor. O áudio é recuperado da portadora pelos diodos D2 e ​​D3, e o medidor agora responde chutando na velocidade da voz, mostrando a porcentagem de modulação.

Como você pode ver, este circuito usa uma carga fictícia interna que só pode lidar com cerca de 6W. Se você planeja usar este medidor com mais potência do que isso, você precisará melhorar a carga fictícia (R1,R2 e R3), usando resistores de potência ou possivelmente fazendo um conector para uma antena / carga fictícia externa.

Lista de peças:

Parte #------Valor
R1, R2, R316 ohm, 2 W
R45600 ohm, 1/2 W
R5Pote de carbono 50K
D1, D2, D31N60 germânio
C14 microfarad
C2, C30,005 microfarad
METRO0-50 microampères
RFC12,5 millihenry choke
SW1Interruptor SPDT



********************************************************************************************************************




************************************************************************************************************************











Nenhum comentário:

Postar um comentário