domingo, 23 de dezembro de 2018

MODIFICAÇÃO LINEAR MAC L 120 COM VÁLVULA CERÂMICA

Um resumo da história dos amplificadores MAC 



O nome da empresa criadora dos amplificadores lineares MAC L se chamava Quantum Eletrônica.
Sediada em São Paulo, Fundada foi em 1978, por Manoel Antonio Rodrigues Dutra PY2IAQ e Antonio Carlos Donini PU2SWT. Produziu amplificadores lineares, acopladores, Fontes de alimentação e acessórios para Radioamadores e Faixa do Cidadão, com uma marca comercial MAC . Posteriormente a empresa mudou-se sucessivamente para MAC e Micro Mac. Um de seus projetistas foi a Carlos Alberto Laimgruber, PY2HCD.
Carlos era responsável pelos projetos dos amplificadores lineares, e, em 1983 projetou o primeiro transceptor de VHF FM sintetizado para a faixa de Radioamadores, o MAC TR 150 , sendo produzidos  aproximadamente 50 destes equipamentos. Entre os lineares, estão incluídos o MAC L2000, MAC L700, MAC L500, MAC L300, MAC L120 e o MAC SB250 transistorizado. A MAC projetou transceptores de VHF e comercias Telestrada, foram produzidos pela ENCO. Em 1985 a MAC deixou de produzir equipamentos para Radioamadores.

Fonte: Propagação Aberta e PY2ADN

Veremos agora o projeto da MAC L 120 com válvula cerâmica:

>>> CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO DESTE PROJETO NA ÍNTEGRA <<<


O projeto teve como base um linear MAC L120, alguns componentes foram retirados e outros foram instalados. 
Inicialmente, retiramos a placa principal para que houvesse espaço à uma nova fonte de alimentação.

Uma fonte dobradora de tensão, esta fonte recebe a alta tensão fornecida pelo transformador (600 volts AC) e dobra esta tensão a um valor mais elevado (por volta de 1500 volts DC). Com isso, temos uma tensão de alimentação mais elevada para se trabalhar com a vávula cerâmica.
Foi montado um novo "PI" de entrada sintonizado, semelhante aos da MAC L500, com dois trimmers e uma bobina maior, para proporcionar uma estacionaria de entrada com o menor valor possivel aumentando assim o rendimento do linear,




Na parte superior foram retiradas as duas vávulas 6JB6 para dar espaço ao transformador auxiliar e a válvula cerâmica. Também foi instalado um cooler para garantir a refrigeração da válvulva.
Este projeto teve um resultado bem interessante, 170watts em AM e 205Watts em SSB, considerando a tensão da fonte em 1500volts.

 Se aumentarmos esta tensão para 2200volts teremos por volta de 450watts de saida.