terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Conversor de tensão

Este projeto foi desenvolvido de início apenas para eventualidades, quando houvesse falta de energia eu o conectaria na saída de um no break com isso elevaria a tensão de 127 para 230v.
O circuito era formado apenas por um transformador e uma tomada.
Após analisar que sua utilidade seria mais constante, decidi melhorar o circuito instalando dois voltímetros analógicos.

Tendo em vista que iria permanecer conectado à rede constantemente, instalei um sistema de filtragem formado por indutores com núcleo de ferrite e dois transformadores de filtragem.

Baseado em sistemas de proteção contra descargas elétricas, instalei um circuito formado por três varístores na entrada. Um varistor de 275v ligado entre as fases e dois varístores de 150v ligados cada um entre uma fase e o neutro. Foi instalado mais um varistor de 275v na saída a fim de garantir maior proteção quando estiver funcionando em modo elevador de tensão.

Foram colocados fusíveis na entrada e saída para garantir maior segurança. Junto ao gabinete também foi colocado um cooler para refrigerar o transformador toroidal que faz as mudanças de tensão.

No painel há dois LEDs (verde e vermelho) que monitoram a saída. Quando o led verde estiver aceso, o aparelho esta em modo rebaixador de tensão, quando o led vermelho estiver aceso o aparelho esta em modo elevador de tensão.
Atrás do gabinete está a chave que faz a comutação de tensão de entrada e saída. Quando a tensão de entrada é 230v a saída é 127v, quando a tensão de entrada for 127v a tensão de saída será 230v.
Respeitando os limites do trafo obtivemos uma potência de 350w.