sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

AMPLIFICADOR LINEAR COM VALVULA CERÂMICA GI23B

Olá meus amigos, neste artigo vamos falar sobre um projeto de um amplificador linear valvulado.

Este projeto foi construido dentro de um gabinete de um acoplador de antenas PCM AT04, o projeto foi primeiramente montado parcialmente dentro do gabinete para que fosse determinado o layout dos componentes, posição do tanque final, transformadores, etc.

Apos definido as posições dos componentes, foram instalados parcialmente os componentes para termos uma boa proporção de espaço entre as peças, este trabalho foi necessário, uma vez que, este projeto trabalhará com 3000 volts DC. 
O gabinete foi desmontado e foram feitos furos para os medidores analógicos. Serão dois medidores, um medidor de corrente DC, que irá monitorar a corrente de placa da válvula, o segundo medidor irá monitorar três informações (uma de cada vez), alta tensão DC, potencia e temperatura.


Para medir a corrente de placa, foi instalado em serie ao NEGATIVO do dobrador de tensão um amperímetro com escala até 1 amper, as escalas são de 100 em 100 mA.



Para medir a alta tensão foi instalado um divisor de tensão formado por 10 resistores de 100K ohms em serie, em paralelo com o ultimo resistor de 100K (o resistor que ira ligado ao GND), foi instalado mais um divisor formado por dois resistores de 10K, assim obtemos uma tensão de 7 volts (pode variar de acordo com o galvanometro utilizado) esta tensão é aplicada ao medidor atraves de uma chave seletora tripla, que irá selecionar qual fator será monitorado.



Para medir a potencia, foi instalado um circuito detector de RF, formado por um capacitor de 10nF e um resistor de 1,2K / 2 watts, dois diodos 1N4148, um capacitor de 47uF e um trimpot para ajuste do final de escala.


Para medir a temperatura, foi montado um circuito com um sensor NTC instalado PRÓXIMO, mas não muito perto, do dissipador da valvula, em uma posição que receba o ar que é soprado na válvula. O ar deverá ser captado de fora do linear, soprado diretamente na válvula e o ar que passar atraves do dissipador, este é o ar que deverá passar no sensor. O circuito é composto por um termoresistor de 10K, um resistor de 1K, um transistor IRF44N. A tensão de 12v que irá alimentar este circuito deverá ser estabilizada, afim de manter a indicação de temperatura o mais estável possível.

Após a instalação das etapas de medição do amplificador, começãmos a instalação do transformador de alta tensão, e o transformador auxiliar de 12v para alimentar os perifericos do amplificador. As placas do dobrador de tensão ficaram do lado direito do amplificador e o transformador de alta ficou do lado esquerdo, ao centro, foi instalado o tanque final, com os capacitores variaveis, valvula, choke de filamento e choke de alta tensão.
Na parte posterior do linear, foi instalado um cooler de 90 x 90 mm para aspirar o ar frio de fora e soprá-lo na valvula, logo abaixo da placa do dobrador, foi instalado um segundo cooler, este, para soprar o ar quente acumulado dentro do linear para fora. Há um terceiro cooler instalado ao lado do dobrador, este tem a função de direcionar o ar que passa pela valvula, para que vá para baixo do dobrador para ser expelido pelo cooler exaustor.



O resultado final pode ser assistido no vídeo a seguir:



Veja tambem o inicio do projeto nestes vídeos: