terça-feira, 7 de janeiro de 2025

CARGA ELETRÔNICA 100% MOSFET

Neste artigo, vamos compartilhar um projeto que muitos amigos estavam aguardando!

Esta Carga Eletrônica serve para testar fontes de alimentação, bancos de baterias, entre outros aparelhos eletrônicos.

Esta carga possui todo o estágio driver e o estágio de potência formado por transístores Mosfet.
O modelo do transístor utilizado foi o 90N20, mas poderão ser utilizados os modelos IRFP250N, IRFP260N, 50N10, entre outros modelos do tipo MOSFET CANAL N.

Algumas considerações do projeto:

Capacitores C1 e C2 são capacitores de filtro contra harmônicos, estes estão ligados em paralelo com o barramento da tensão de entrada, então, deve ser respeitado o limite de tensão de entrada da carga, não sendo maior que a tensão de isolação destes capacitores.

O limite de corrente drenada está diretamente ligado a potência total dos transístores MOSFET, neste projeto limitamos em 100 amperes em 14V ou 50 amperes em 24v.

O sistema de ventilação automática é formado por um NTC de 10K, um trimpot de 10K e um transístor MOSFET IR44N, no momento do ajuste, deixe o trimpot ajustado na metade, e, ao ligar a alimentação, os ventiladores irão ligar, neste momento gire o ajuste para diminuir a resistência do trimpot, até os ventiladores diminuírem a rotação e pararem de girar, este é o ponto de ajuste, para testar, basta aquecer o sensor NTC com um ferro de solda, os ventiladores deverão começar a girar.

A placa geradora de sinal PWM, pode ser encontrada com bastante facilidade no mercado livre, esta placa tem dois ajustes, frequência de trabalho e duty cycle.
O ajuste da frequência deverá estar em 2khz e o ajuste do duty cycle deverá estar em 45%






Se inscreva em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/Licotelecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário