Construção'A ratoeira' - grosseira, mas eficaz!Esta versão demo foi lançada em menos de meia hora, apenas para mostrar que não precisa ser bonita. Ele não precisa ser calibrado - você pode fazer um bom trabalho prático de RFI com um medidor não calibrado. Materiais: - Pedaço de madeira (remova pregos velhos).
- Componentes conforme mostrado abaixo. D1 pode ser qualquer diodo detector Schottky pequeno.
- Cola termofusível.
Pontos a serem observados acima: - A construção física é feia, mas a construção de RF não é.
- A sucata de madeira não era inteiramente uma piada. A base precisa ser algum tipo de material isolante.
- Certifique-se de que o núcleo ainda se encaixe com o enrolamento secundário no lugar. O fio esmaltado fino pode ser melhor do que o fio envoltório que usei. Se necessário, corte ou derreta o interior da moldura de plástico para abrir espaço para o fio.
- Torça os fios do núcleo ao resistor / detector de carga e mantenha os fios do componente muito curtos, conforme mostrado acima.
Construção original de G0SNO
O medidor pode ser montado em uma pequena caixa de plástico com o transformador de corrente montado na tampa, conforme mostrado na Fig 4 . A bobina de ferrite de fixação possui dois orifícios de fixação em seu suporte de plástico. Com cuidado, empurre para fora a metade do núcleo de ferrite e, em seguida, coloque dois parafusos escareados M2.5 ou 6BA [1/8 pol.] Através dos orifícios de dentro. Coloque um cartão com 0,5 mm de espessura (2 espessuras de cartão QSL!) Sob o núcleo de ferrite antes de prendê-lo de volta no suporte. Agora coloque um pedaço de fita isolante de PVC na ferrita para proteger o isolamento de esmalte do fio e enrole 10 voltas de fio esmaltado, cerca de 26-28SWG (24-26AWG ou 0,4 mm) em volta da metade do núcleo de ferrite. Isso irá puxá-lo para dentro do suporte, razão pela qual o cartão é necessário. Verifique se quando o núcleo é fechado com grampo, não há espaço entre as metades e se as saliências de mola de plástico na metade superior estão sendo empurradas para fora pelo núcleo. Cubra o enrolamento com epóxi ou um pedaço de fita de PVC para dar alguma proteção durante o uso. Construção de serviço mais pesadoO problema com os núcleos de fixação é que eles não foram projetados para uso repetido, então a dobradiça de plástico acabará quebrando. Aqui estão algumas idéias para versões "pesadas". G3SEK: Como alternativa, experimentei uma versão "resistente" dos designs anteriores usando um prendedor de roupa de mola. As fotos abaixo mostram uma versão usando dois prendedores de roupa em paralelo. A parte móvel do núcleo de ferrite é colada em um orifício em um pedaço de folha de fibra de vidro de 1/8 pol. (3 mm), que é colada e aparafusada nos dois prendedores de roupa. A parte fixa do núcleo (a parte com o enrolamento) é colada em um orifício na base de uma caixa de plástico. As duas metades do núcleo devem ser presas juntas sem lacunas . Veja como: - Cole com cola epóxi a parte fixa do núcleo (com o enrolamento já colocado) no orifício da caixa, certificando-se de que o núcleo esteja quadrado e nivelado.
- Insira um espaçador entre as mandíbulas de ambos os prendedores de roupa para abri-los, de forma que a folha de fibra de vidro fique paralela à base da caixa (ver foto acima).
- Localize a outra metade do núcleo exatamente no topo da peça com o enrolamento e coloque-a em epóxi na folha de fibra de vidro.
Certifique-se absolutamente de que as duas partes do núcleo irão se fechar sem lacunas. Não permita pressão total da mola até que o epóxi esteja completamente curado.
GI0XAC: Uma construção semelhante usando um clipe de papel gigante, com um pequeno medidor de plástico colado na lateral.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário