Semelhante ao modelo anterior (cobra 148 gtl), porém com algumas alterações.
A primeira, e sem dúvida a mais notável, é o microfone frontal.
O fabricante apostou no conceito de praticidade e espaço. Com esta mudança, o rádio passou a ocupar um espaço menor, proporcionando mais opções de lugares para a instalação no interior do veículo.
Este modelo conta com um recurso interessante que é o FM, alguns usuários não usam este recurso, porém o fabricante tem em vista que futuramente pode ser um recurso importante devido ao congestionamento da faixa do AM.
Outra mudança significativa que o fabricante adotou, foi a utilização de uma placa totalmente SMD, diferente dos modelos anteriores, esta possui tamanho compacto dos componentes, maior estabilidade de frequência e blindagens contra interferências de RF.
Este modelo demonstra uma tendência que vem aos poucos se tornando comum entre os aparelhos eletrônicos de hoje em dia. O que muitos irão perguntar é, como é feito o famoso "chucrute" dos canais?
Muitos até tem receio em adquirir um modelo com este tipo de configuração, mas o fato é que tem sim como expandir a quantidade de canais que o rádio pode funcionar.
Lembramos que não nos responsabilizamos por quaisquer serviços realizados em seus equipamentos.
Originalmente o rádio vem com 80 canais sequencialmente, ou seja, o display indica do canal 1 ao canal 80. Seu range de frequência vai de 26,965MHZ até 27,855MHZ.
Tendo em vista que muitos irão utilizar o rádio em veículos, alguns questionam o nível de potência de transmissão, que originalmente, em AM fica em torno de 7watts e em SSB chega aos 20watts.
Através do ajuste dos trimpots o rádio pode chegar aos 18w em AM e 45w em SSB. Valores estes obtidos com uma fonte estabilizada de ótima qualidade e uma carga fantasma de 50ohms 100w. (Lembrando que estes valores podem variar de acordo com a série do rádio, tempo de uso e local de instalação do rádio)
Assim como seu irmão mais velho, o 148gtl intl também possui trimpots de ajuste de potência e áudio internos, porém, estes são multi voltas, o que exige muita atenção durante o ajuste, tanto o tanque final como o pré amplificador são compostos por transistores mosfet IRF520, comummente utilizados na maioria dos rádios da faixa do cidadão atuais.
Agora veremos como é feita a modificação para a expansão dos canais.
Para este procedimento, você deverá desligar a alimentação do rádio, muito cuidado ao realizar a solda no jumper de seleção para que não estrague as trilhas.
Aqui temos duas opções de expansão:
Op1: o rádio passa a operar na faixa dos 10metros, com um range de frequência de 28,000MHZ aos 29,600MHZ.
Op2: o rádio passa a ter um range de frequência semelhante aos rádios de exportação, que vai dos 25,615MHZ até 30,105MHZ, distribuídos em 10 bandas.
Para alternar entre as bandas (que serão representadas por letras) pressione por 3 segundos o seletor de canais, o rádio emitirá um bip e a letra correspondente à banda selecionada começará a piscar, gire o seletor de canais para trocar a banda e após pressione o seletor de canais.