quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Unificação de sintonia rádios Px

Esta modificação consiste em modificar o circuito de sintonia de maneira que o equipamento transmita exatamente na mesma frequência que recebemos. 
Alguns modelos de rádios dispõem de um recurso chamado"voicelock", onde podemos atuar nas frequências de recepção e transmissão, sintonizando nosso rádio de maneira a ter uma melhor e mais clara recepção.
A dificuldade encontrada por alguns usuários é sintonizar o rádio durante a transmissão, gerando dificuldades de recepção do sinal por outros usuários.
Uma solução encontrada, foi a unificação dos ajustes de RX e TX, ou seja, ao sintonizar seu rádio durante a recepção de um sinal, automaticamente a frequência de transmissão é ajustada na mesma frequência de recepção.
Alguns modelos de rádios já saem de fábrica com a sintonia unificada, porém, alguns usuários preferem desunificar está sintonia, para que possa atuar nas frequências de recepção e transmissão separadamente.
O Voicelock ou Clarifier, é na realidade um potenciômetro que varia um pouco a frequência do cristal central através de um diodo conhecido como varicap. A finalidade principal é a sintonia de modulação no modo SSB, LSB e USB. Na realidade ele também varia no modo AM mas se o rádio possuir uma largura de recepção acima de 6kz pode-se não perceber sua variação se não tiver seu cursor ampliado.
Os rádios SSB, vem de fábrica com o Voicelock travado na posição central durante a transmissão e é conhecido como "queixo duro". Quando se "quebra o queixo" o Voicelock passa a funcionar também na transmissão facilitando a sintonia entre duas estações de Radio Amador. Alguns rádios como o Cobra 148GTL, tem em seu "queixo quebrado" tanta variação de frequências que ultrapassa a casa dos 10 khz podendo assim invadir o canal vizinho.


Neste artigo conheceremos os dois tipos de modificação. 

Inicialmente, desmontaremos as duas tampas do equipamento, e logo localizaremos um maço de cabos na parte frontal e que se conectam a placa através de um conector branco, anotado na placa como J106.

Continuando, localizaremos o resistor (R141) e o diodo (D38) e os desoldaremos.
O passo seguinte é soldar um jumper debaixo do conector no lado cobreado da placa e uniremos o fio do conector marcado no desenho com a trilha grossa que passa ao lado.
Agora o equipamento transmitirá e receberá na mesma frequencia, e não teremos mais a preocupação de sintonizar corretamente com o fine e o coarse, estando seguro de que não estamos transmitimos “fora de frequencia”.

Vejamos agora o diagrama para desunificar a sintonia, neste caso teremos o contrário do que vimos anteriormente, teremos a possibilidade de fazer a sintonia tanto na transmissão quanto na recepção.
Vemos logo abaixo, como efetuar a modificação, começando pelo potenciômetro da sintonia, desligue as conexões dos terminais do potenciômetro, posteriormente, ligue um dos terminais das extremidades ao terra (ou GND) da placa, o outro terminal da extremidade, ligue ao ponto de alimentação de 8v, facilmente encontrado próximo ao regulador de voltagem de 8v que alimenta o PLL (um ponto onde é encontrado está tensãode 8v é no capacitor "C83", conecte o fio no terminal positivo do capacitor, o terminal central do potenciômetro, você deve soldá lo ao diodo D51 da placa, este diodo está conectado ao resistor R44 e à bobina L27, neste mesmo ponto (junção entre o diodo D51 e a bobina L27, temos também ligado ao mesmo ponto um outro diodo, o diodo D52, desligue este diodo desta junção.