Vamos começar pena antena.
O sistema de antenas de uma repetidora é formado por duas antenas, uma designada pra recepção e a outra pra transmissão, um detalhe que devemos atentar é a posição das antenas na torre, elas devem estar posicionadas uma acima da outra, com uma distância mínima entre elas de pelo menos 3 metros.
Em hipótese nenhuma deve se instalar uma de frente a outra, pois a antena de transmissão irá interferir de no sistema de recepção causando um loop de transmissão e o sistema não repetirá nenhum sinal.
Filtros de cavidade
Com o passar dos tempos e com a evolução dos equipamentos, foi desenvolvido um filtro chamado de FILTRO DE CAVIDADE, este filtro tem a função de separar os sinais de transmissão e recepção em um único cabo, com isto, passamos à utilizar uma única antena e um único cabo no sistema repetidor.
Repetidora
A repetidora é onde o sinal recebido é amplificado e retransmitido. Ela pode ser formada por dois rádios ou apenas por um único aparelho.
O sistema formado por dois rádios, podemos dizer que é um "arranjo" desenvolvido pelo fabricante, para que os rádios pudessem ser utilizados para estes fins. Neste tipo de montagem, um cabo interliga o rádio receptor ao rádio transmissor, fazendo com que o áudio recebido seja modulado e retransmitido pelo segundo rádio (o rádio TX).
Repetidora formada por dois rádios
Repetidora formada por um único aparelho
Interface controladora
Um detalhe neste tipo de sistema é que o sinal recebido é transmitido em uma frequência diferente ao sinal recebido, desta maneira não ocorre o loop de transmissão, onde o sinal recebido é transmitido pela própria repetidora, ocasionando falhas, neste sistema, largamente utilizado na faixa de VHF comercial, é muito eficaz, proporcionando comunicação à centenas de kilômetros, dependendo da localização geográfica da torre repetidora e a potência do sinal transmitido. Logo abaixo veremos alguns exemplos de torres repetidoras.
Nesta primeira imagem, vemos que o alcance varia conforme o tipo de comunicação que está sendo utilizada, onde, o sistema ponto a ponto com rádios portáteis tem um alcance de 6km e o sistema com rádios móveis e repetidoras, alcançamos distâncias superiores aos 70km. Tomando como base os pontos 3 e 4 (na figura acima), notamos que o alcance da comunicação alcança distâncias próximas aos 100 km (considerando 30km do portátil à torre e 65km do móvel à torre). Utilizando dois rádios móveis interligados pela repetidora, chegamos facilmente aos 150km.Nesta segunda imagem, notamos que o sistema de RX (recepção) e TX (transmissão) trabalham em frequências diferentes.
Fontes de alimentação
As fontes de alimentação tem papel importante em um sistema de repetidora, ela garante o funcionamento da repetidora e à protege em caso de oscilações de energia.
Possui um sistema "flutuador de carga" onde, ao mesmo tempo que mantém ligada a repetidora, carrega uma bateria de backup, que, em caso de falta de energia, esta bateria fornecerá energia para que a repetidora permaneça ligada.
amigo boa tarde! estou com uma repetidora instalada a 90 km do meu qth,a mesma utiliza duas antenas sendo RX 2 x 5/8 e Tx colinear 4 elementos a antena Rx esta a 30 metros de altura do solo enquanto a tx esta abaixo da rx ums 06 metros mesmo assim não consigo ouvir transmissoes no meu qth ,somente o bip da controladora chega para mim ,que orientação vc mim daria diante desta situação ?
ResponderExcluirOLA EUDES ENTRE EM CONTATO 31-9928634-83 VOU TENTAR TE AJUDAR
ExcluirEsta repetidora vc tenta copiar por HT ou rádio fixo?
ResponderExcluirtento copiar com ht e não consigo , já na base chega ok.
ResponderExcluirBoa noite amigo. Eu sou rádio amador aqui no RJ e gostaria de saber como eu posso fazer para montar uma repetidora com dois rádios relm chatral. O amigo pode me ajudar ?
ResponderExcluirMeu whatsapp é (21) 96016 6626 Edmundo.