Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2018

MODIFICAÇÃO LINEAR MAC L 120 COM VÁLVULA CERÂMICA

Um resumo da história dos amplificadores MAC 



O nome da empresa criadora dos amplificadores lineares MAC L se chamava Quantum Eletrônica.
Sediada em São Paulo, Fundada foi em 1978, por Manoel Antonio Rodrigues Dutra PY2IAQ e Antonio Carlos Donini PU2SWT. Produziu amplificadores lineares, acopladores, Fontes de alimentação e acessórios para Radioamadores e Faixa do Cidadão, com uma marca comercial MAC . Posteriormente a empresa mudou-se sucessivamente para MAC e Micro Mac. Um de seus projetistas foi a Carlos Alberto Laimgruber, PY2HCD.
Carlos era responsável pelos projetos dos amplificadores lineares, e, em 1983 projetou o primeiro transceptor de VHF FM sintetizado para a faixa de Radioamadores, o MAC TR 150 , sendo produzidos  aproximadamente 50 destes equipamentos. Entre os lineares, estão incluídos o MAC L2000, MAC L700, MAC L500, MAC L300, MAC L120 e o MAC SB250 transistorizado. A MAC projetou transceptores de VHF e comercias Telestrada, foram produzidos pela ENCO. Em 1985 a MAC deixou de produzir equipamentos para Radioamadores.

Fonte: Propagação Aberta e PY2ADN

Veremos agora o projeto da MAC L 120 com válvula cerâmica:

>>> CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO DESTE PROJETO NA ÍNTEGRA <<<


O projeto teve como base um linear MAC L120, alguns componentes foram retirados e outros foram instalados. 
Inicialmente, retiramos a placa principal para que houvesse espaço à uma nova fonte de alimentação.

Uma fonte dobradora de tensão, esta fonte recebe a alta tensão fornecida pelo transformador (600 volts AC) e dobra esta tensão a um valor mais elevado (por volta de 1500 volts DC). Com isso, temos uma tensão de alimentação mais elevada para se trabalhar com a vávula cerâmica.
Foi montado um novo "PI" de entrada sintonizado, semelhante aos da MAC L500, com dois trimmers e uma bobina maior, para proporcionar uma estacionaria de entrada com o menor valor possivel aumentando assim o rendimento do linear,




Na parte superior foram retiradas as duas vávulas 6JB6 para dar espaço ao transformador auxiliar e a válvula cerâmica. Também foi instalado um cooler para garantir a refrigeração da válvulva.
Este projeto teve um resultado bem interessante, 170watts em AM e 205Watts em SSB, considerando a tensão da fonte em 1500volts.

 Se aumentarmos esta tensão para 2200volts teremos por volta de 450watts de saida.

6 comentários:

  1. Olá boa noite. Qual seria impedância do capacitor variavel DE ALUMINIO?
    Qual o mas indicado p fazer acoplamento 27mgz. Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. variavel de placa com pelo menos 30pF com isolação para 3.000 volts

      Excluir
  2. Boa noite, gostaria de saber se vcs fazem a modificação e se tem alguma pra vender e qual seria o preço, agradeço pela atenção e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, no momento não dispomos de lineares pra venda.

      Excluir
  3. Boanoite, tenho uma L120, gostaria de saber se voce esta fazendo essa modificação e qual seria o valor, tenho valvula g21b, se for possivel colocar ela, quanto ficaria o serviço?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!!

    Tenho uma Mac L120a e gostaria de fazer uma revisão, você faz ? Como proceder?

    ResponderExcluir