Páginas
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
REPETIDORA COM DOIS RÁDIOS VERTEX VX2200
Conector de acessórios Vertex VX-2200 e VX-2100 explicado
Como mencionei em posts anteriores, considero o Vertex VX-2200 e o Vertex VX-2100 como ótimos rádios para fazer APRS e rádio de pacote. Mas por que eu gosto desses rádios para esse tipo de atividade de rádio amador? É porque o rádio inclui um conector de acessórios na parte traseira, de onde você pode realmente gerenciar o rádio inteiro.
Ao contrário de outros rádios onde você precisa usar pelo menos 2 conectores diferentes, um para a saída de áudio (plugue mono) e um para a ativação PTT e a entrada de áudio (conector de microfone), esses rádios Vertex permitem que você faça rádio de pacote e APRS usando apenas um conector. Na minha opinião, menos cabos é melhor.
O conector que estou descrevendo aqui é um conector DSUB de 15 pinos.
Pinagem do conector acessório Vertex VX-2200 e VX-2100

Pino 1: AF IN (ENTRADA ANALÓGICA)
Entrada de microfone externo. O nível de entrada nominal é 6 mV a 600 ohms. Ao conectar o microfone externo a esta porta, insira um capacitor de acoplamento de 0,1 µF entre o microfone e esta porta; conforme a ilustração mostrada.

Pino 2: AF OUT (SAÍDA ANALÓGICA)
Saída de receptor de baixo nível. O nível de pico do sinal é 150 mV a 600 ohms.
Pino 3: AF GND
Aterramento para todos os níveis lógicos e retorno da fonte de alimentação.
Pino 4: SAÍDA DC (SAÍDA DC 13,6 V)
Saída comutada de 13,6 V para fornecer energia a um acessório.
Pino 5: RSSI (SAÍDA ANALÓGICA)
Uma tensão DC proporcional à intensidade do sinal que está sendo recebido no momento (Indicador de Intensidade do Sinal do Receptor) é fornecida neste pino. Esta saída de baixa impedância é gerada pelo subsistema IF do receptor e armazenada em buffer por um op-amp interno. As tensões de saída típicas são de 1 V (@No Signal Input) a 2,0 V (@50 dB Signal Input).
Pino 6: PTT EXT
O curto-circuito desta porta com o terra faz com que o transceptor seja colocado no modo de transmissão, enquanto a abertura da conexão com esta porta retorna o transceptor ao modo de transmissão.
Modo de recepção. A tensão de abertura é de 5 V, a corrente de fechamento é de aprox. 5 mA.
Pino 7: TRX
Esta porta é destinada ao controle de um circuito de comutação TX/RX externo. Esta porta é uma saída de coletor aberto que pode afundar aprox. 100 mA quando ativa. A voltagem máx. é 16V.
Pino 8: IGN (FUNÇÃO DE SENTIDO DE IGNIÇÃO)
O VX-2100/-2200 pode ser automaticamente alternado para o modo STND-BY quando a chave de ignição do veículo é ligada. A corrente máxima é de 20 mA.
Pino 9 – 12: ACC1 – ACC4 (PORTA DE ACESSÓRIOS)
Esses recursos de porta podem ser programados por meio do programador CE82. Cada porta é uma saída de coletor aberto que pode afundar aprox. 100 mA quando ativa. Saída máx. 16 V.
Quando a entrada é selecionada, ela fica ativa entre 2V e 16V.
Pino 13: ACC5 (PORTA DE ACESSÓRIOS)
A porta 5 está disponível para configuração somente para a função de saída, e a lógica ativa é o lado oposto em relação à porta 1. Saída máxima de 5 V, corrente fechada de aprox. 1 mA.
(saída CMOS)
Pino 14: ACC6 (PORTA DE ACESSÓRIOS)
A porta 6 está disponível para configuração somente para função de entrada, e a lógica ativa é o lado oposto em relação à porta 1. Entrada máxima de 5 V. (Entrada CMOS)
Pino 15: GND
Chassi aterrado
Conector de acessórios Vertex VX-2200 e VX-2100 – pinos programáveis
Usando o software CE-82, você pode configurar o comportamento dos pinos programáveis. A seguir, uma captura de algumas das opções disponíveis que você tem.

Para acessar isso, você precisa clicar no menu comum e depois em Sub15 port. A seguir estão algumas das opções disponíveis dos pinos de entrada.

A seguir estão algumas das opções disponíveis dos pinos de saída.
