Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

ANYTONE 6666PRO

NESTE ARTIGO VAMOS FALAR SOBRE O RÁDIO DA ANYTONE AT6666 PRO

DIAGRAMA DO CONECTOR DO MICROFONE

ESTE RÁDIO TEM BONS RECURSOS, BOA POTENCIA E AINDA POSSUI CONEXÃO USB PARA SER CONFIGURADO VIA SOFTWARE-PC

ALGUNS AMIGOS ME PERGUNTARAM SOBRE O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO, ENTÃO VAMOS COMEÇAR FALANDO SOBRE O CABO.

ESTE CABO É UM MODELO USB-TTL COM A PONTA PADRÃO V8 DE CELULARES ANTIGOS E CABERAS FOTROGRAFICAS DIGITAIS ANTIGAS, ESTE CABO É CONECTADO NA PARTE DE TRAS DO RADIO.


OLHANDO INTERNAMENTE NOTAMOS QUE HÁ UM JUMPER NA PLACA (CABO CINZA), ESTE JUMPER POSSUI OS TRES FIOS DO CONECTOR TRASEIRO DE PROGRAMAÇÃO ATÉ O PROCESSADOR, SE REPARARMOS BEM, VEREMOS AO LADO DO PROCESSADOR UM CONECTOR BRANCO DE TRES VIAS, ELE É O MESMO DO 5555N2 E O MESMO CONECTOR DO AQUARIO RP80.


ENTÃO JÁ TEMOS A COMPATIBILIDADE COM OS CABOS DE PROGRAMAÇÃO DESTES RÁDIOS TAMBEM, BASTA ABRIR A TAMPA E CONECTAR O CABO DO 5555N2 DIRETAENTE ALI NO CONECTOR PROXIMO DO PROCESSADOR.





LOGO A SEGUIR, TEMOS O DIAGRAMA DA INTERFACE DE PROGRAMAÇÃO, 
CITAMOS O EXEMPLO DO CABO DO ANYTONE 5555N2, A INTERFACE DE PROGRAMAÇÃO POSSUI AS MESMAS CARACTERISTICAS, APENAS A PONTA É DIFERENTE, SE VOCE TIVER O CABO DO 5555




PODERÁ UTILIZAR, PARA ISTO TERA DE ABRIR O 6666PRO E CONECTAR O CABO DO 5555 DIRETAMENTE NO CONECTOR BRANCO AO LADO DO PROCESSADOR


Se você  quer utilizar esta interface em um PC Desktop ou em um notebook que não possuem uma porta RS-232 (DB-9), pode resolver o problema com um simples conversor (adaptador) RS-232 x USB, (DB-9 para USB) facilmente encontrado no comércio.

















quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FILTRO DE LINHA COM 12 TOMADAS - INSTALANDO UM LOW PASS FILTER

OLÁ AMIGOS! TUDO BEM COM VOCES?

NESTE ARTIGO IREMOS MOSTRAR UM FILTRO DE LINHA COM 12 TOMADAS, UM PRODUTO BEM VERSÁTIL, PRÁTICO ONDE SE PRESCISA LIGAR VÁRIOS EQUIPAMENTOS AO MESMO TEMPO.
DE FÁBRICA ELE POSSUI UM FUSÍVEL DE PROTEÇÃO E UM VARSISTOR, PARA OTIMIZAR O PROJETO, INSTALAMOS UM FILTRO LOW PASS FILTER, PARA ELIMINAR RUIDOS E INTERFERÊNCIAS.

CONFIRA ESTE PROJETO NA INTEGRA, LOGO ABAIXO, TEMOS O VÍDEO DESTE PASSO A PASSO, E O LINK DO FILTRO DE LINHA NO MERCADO LIVRE.

NESTA IMAGEM TEMOS A CHAVE LIGA/DESLIGA E O FUSIVEL DE PROTEÇÃO:

UM PONTO IMPORTANTE NESTE FILTRO DE LINHA É A CAPACIDADE DE POTÊNCIA MÁXIMA A SER APLICADA, NÃO PODERÁ EXCEDER OS 2200W (EM 220V)

O GABINETE É TODO EM METAL, COM PINTURA NA COM PRETA, AS TOMADAS SÃO EM PLÁSTICO, PADRÃO NOVO 3 PINOS, DO TIPO 10A (DIAMETRO DOS FUROS)

NO BARRAMENTO VEM INSTALADO DE FÁBRICA UM VARISTOR DE 275V

PARA OTIMIZAR O FILTRO DE LINHA, CONSTRUIMOS E INSTALAMOS UM LOW PASS FILTER PARA ELIMINAR RUIDOS E INTERFERÊNCIAS DA REDE ELÉTRICA




JUNTO COM O FILTRO LOW PASS, INSTALAMOS MAIS DOIS VARISTORES DE 275V NO BARRAMENTO E MAIS DOIS CAPACITORES DE 2,2uF/600V

 APROVEITANDO QUE JÁ ESTAVAMOS MELHORANDO O PROJETO, TROCAMOS A CHAVE LIGA/DESLIGA PARA UM MODELO DUPLO, QUE FAZ O CHAVEAMENTO DAS DUAS FASES

NA SEQUÊNCIA TEMOS O DIAGRAMA COMPLETO DO FILTRO APOS A MODIFICAÇÃO





sexta-feira, 8 de novembro de 2024

WATTIMETRO DAIWA CN-901



OLÁ AMIGOS TUDO JÓIA! 

NESTE ARTIGO VAMOS CONHECER O WATTIMETRO DAIWA CN-901





NA IMAGEM A SEGUIR, TEMOS O SENSOR DE RF, ESTE COMPONENTE É RESPONSÁVEL PELA COLETA DE AMOSTRA DOS SINAIS DE POTENCIA E ESTACIONÁRIA



A SEGUIR, TEMOS A PARTE INTEDO SENSOR DE RF



O DIAGRAMA DO SENSOR DE RF:



LINHA DO DETECTOR DA POTENCIA EMITIDA



LINHA DO DETECTOR DA POTENCIA REEFLETIDA:



AS LIGAÇÕES ENTRE OS TERMINAIS DOS COMPONENTE PODERIAM SER MAIS CURTAS, POR SE TRATAR DE UM SENSOR QUE TRABALHA COM RF:



VISTA DA PARTE TRASEIRA DO MEDIDOR:




quinta-feira, 10 de outubro de 2024

ANALISADOR VETORIAL DE BANCADA COM NANO VNA - LINK DOS SOFTWARES

BEM VINDOS A MAIS UM PROJETO!

NESTE ARTIGO, VEREMOS ALGUNS DETALHES DESTE PROJETO DE UM ANALISADOR VETORIAL DE BANCADA, ESTE MODELO É BASEADO NO ANALISADOR NANO VNA F4, UM MODELO COMPLETO , ONDE FAREMOS TESTES DE BANCADA EM ACOPLADORES, CARGAS FANTASMAS (CARGAS NÃO IRRADIANTES)

FOI INSTALADO DENTRO DO GABINETE UM CARREGADOR DE 5V PARA RECARREGAR A BATERIA DO ANALISADOR, ESTE CARREGADOR É FORMADO POR DOIS REGULADORES 7805 EM PARALELO, NA PARTE POSTERIOR DO GABINETE POSSUI UMA ENTRADA DE 9 - 15V PARA CARREGAR A BATERIA INTERNA.

RECENTEMENTE, INSTALAMOS UM CONECTOR USB, TAMBEM NA PARTE POSTERIOR DO GABINETE, PARA CONECTAR O PROJETO AO COMPUTADOR E REPRDUZIR OS GRAFICOS NA TELA DO PC.

LOGO ABAIXO TEMOS OS LINKS DOS SOFTWARES E OS VÍDEOS DO PROJETO:

SOFTWARE NANO VNA APP - (VERSÃO PARA WINDOWS)

SOFTWARE NANO VNA APP 1.1 - (VERSÃO PARA WINDOWS)

SOFTWARE NANOVNA SHARP - (VERSÃO WINDOWS)








quinta-feira, 25 de julho de 2024

domingo, 21 de julho de 2024

DIAGRAMA ELÉTRICO BEHRINGER POWERLIGTH PL2000

CONFIRA OS DOIS DIAGRAMAS ELÉTRICOS DO POWERLIGTH PL2000.

O PRIMEIRO DIAGRAMA É O ORIGINAL, CONFORME VEIO DE FÁBRICA, O SEGUNDO DIAGRAMA É O DIAGRAMA ATUALIZADO, JÁ COM AS MELHORIAS NA FONTE DOS LEDS.








terça-feira, 11 de junho de 2024

MODIFICAÇÕES E DICAS FONTES CHAVEADAS CHINESAS (MARMITINHA)

PRINCIPAIS COMPONENTES UTILIZADOS NAS FONTES CHAVEADAS COMERCIAIS:

MODELOS COM CI DE 14 PINOS: TL 494

MODELOS COM CI DE 8 PINOS: OB2268AP, UC3842AM, UC3845B, KA3842,

TRANSISTORES BIPOLARES: SC2625, SC3306, C3320, KSE13005, 

TRANSISTORES MOSFET: FQP7N80, K2645, SSH10N90, F40U60DN



FONTE COM TRANSISTOR CHAVEADOR MOSFET



Melhor que te mostrar a alteração feita em uma fonte de 12V x 3A, consegui uma fonte de 12 Volts x 10 Amperes, dessas industriais, e nela fiz e fotografei a alteração para ampliar o range de ajuste da mesma, que em sua versão original era de 8,6 Volts a 13,8 Volts, de início ao fim de seu trimpot de ajuste..

Veja ai a única etiqueta da fonte em que foi feita a alteração..

Fonteindustrial12Vx10A-Unicaetiquetanafonte.jpg


Veja ai o R30, um resistor de 2k2 na versão de fábrica.

Fonteindustrial12Vx10A-Resistorde2k2R30quedeveseralterado.jpg


Esse é o resistor que deve ser alterado. Experimentalmente cheguei num valor de 1k5 para o lugar do mesmo. Ai ele já trocado: (note sobre a placa o resistor de 2k2 que foi tirado do lugar)

Fonteindustrial12Vx10A-Resistorde1k5nolugardaquelede2k2naposioR30.jpg


Uma visão geral da placa da fonte mostrando o resistor novo de 1k5, já substituído, mostrando os parafusos de fixação dos transistores da fonte, contra a carcaça da mesma, que serve como dissipador e o detalhe da chave 110/220 que a mesma porta, ao contrário do que eu pensava, ser fullrange..

Fonteindustrial12Vx10A-Visogeraldaplacadafonte.jpg


Com o novo resistor o ajuste no trimpot passou a ser de 9,9 Volts a 18,95 Volts, como se pode ver ai na foto:

Fonteindustrial12Vx10A-Tensomnimaemximaconseguidasnoajustedepoisdaalterao.jpg


Para estressar a fonte em sua máxima tensão (ou aproximadamente a máxima) coloquei o valor por volta de 19,93, sem carga e ao colocar a carga, consumindo coisa de 4,6 Amperes, a tensão de saída baixou para 19,90 ou 19,91 Volts mostrando ainda excelente regulação.

Fonteindustrial12Vx10A-Regulao.jpg


A medida de potência demandada da tomada, nessa hora, foi de 105 Watts, medida com um Kill-a-Watt, com corrente de 4,8 Amperes sendo tirada daqueles 19,9 Volts de saída.. A potência entregue a carga era portanto de 4,8 x 19,9 = 95,52

Fonteindustrial12Vx10A-Eficinciaefatordepotncia.jpg


A eficiência apresentada pela fonte, calculada, foi de 95,52W/105W = 91% que é excelente...

A fonte não tem PFC ativo e seu FP ficou em 0,62 como pode ser visto ai na medida do Kill-a-Watt..

Realmente a fonte se manteve fria por mais de meia hora que assim a deixei, ao contrário da carga, que essa sim aqueceu bastante.

Carga:

Fonteindustrial12Vx10A-Cargautilizada-1.jpg


Por essa dai boto a mão no fogo...

Não esqueça, a fonte foi feita, projetada para entregar 12V x 10A = 120 Watts. Ao levantar a tensão para 18 Volts a máxima corrente a se tirar da mesma passa a ser 120W /18V = 6,6 Amperes.. Juizo portanto...

Com promessa é dívida, declaro cumprida essa de mostrar como modificar uma dessas fontes industriais dai para ajuste de até 18 Volts na tensão de saída...


Fonte: Membro Vip FALLER - Clube do Hardware: 


***********************************************************


O circuito dessas fontes é uma meia ponte, igual ao das fontes AT, e da maioria dos reatores eletrônicos. Ela não tem uma fonte stand-by: A alimentação das etapas de controle no secundário vem do próprio circuito da fonte principal, que na hora da partida funciona em modo 'auto oscilante', até o TL494 acordar e assumir o controle. 

 

image.png

 

Destacado em amarelo aí está o transformador driver. Repare que ele tem um enrolamento a mais do que se esperaria num transformador desses, que está em série com o primário do transformador principal (lá na direita). Esse pequeno enrolamento (é pequeno mesmo, tem só uma espira) forma um circuito de realimentação positiva.

 

O que acontece na partida duma fonte dessas é mais ou menos o seguinte:

 - Quando a alimentação é ligada, os resistores de partida (circulados em vermelho) injetam uma pequena corrente na base dos transistores.

 - Como não existem dois transistores exatamente iguais, um deles vai começar a conduzir antes do outro, fazendo circular uma corrente nele e nos transformadores.

 - A mínima corrente que circular naquele enrolamento de realimentação do transformador driver vai induzir uma tensão nos secundários dele, o que vai reforçar a polarização do transistor que estiver conduzindo.

 - Enquanto a corrente continuar subindo, terá tensão na saída do trafinho pra manter o transistor conduzindo. Quando a corrente parar de subir, a tensão cessa, cortando o transistor.

 - Quando o transistor corta, o colapso do campo magnético no núcleo do transformador driver vai fazer aparecer uma tensão inversa em relação a que tinha antes nos secundários. Isso fará o outro transistor entrar em condução, repetindo todo o processo. 

 

Os transistores ficam chaveando alternadamente, e a tensão no secundário vai subindo até o momento que a alimentação do TL494 atinge o mínimo para ele funcionar, e então ele passa a controlar o chaveamento dos transistores. Para que a alimentação do TL494 suba mais rapidamente, geralmente ela é colhida antes da bobina de saída. Na maioria dos casos, basta alguns poucos ciclos de chaveamento e já tem alimentação suficiente para ele assumir o controle. Agora a parte prática: Quando os dois transistores principais queimam, quase sempre levam junto um punhado de componentes ligados entre as suas bases e o transformador driver. E qualquer resistor aberto ou diodo em curto / com fuga ali impede a partida da fonte. Além disso, é muito comum os dois transistores que acionam o transformador driver queimarem junto (na foto são aqueles logo acima dele). 





segunda-feira, 4 de março de 2024

PACK DE BATERIAS 12V

Olá amigos! Neste artigo, mostraremos um projeto de pack de baterias com uma placa BMS 3S (12V)
montado em um gabinete padrão de fontes de alimentação, bem compacto e bonito.


Para este projeto foram usadas células de baterias de lítio de 3,7V com 2000mA cada célula. Associamos 5 células em paralelo por pack para conseguirmos correntes próximas a 10A.

Para fixar as baterias dentro do gabinete, montamos 3 conjuntos com 5 baterias cada conjunto e fixamos com fita dupla face 3M

Instalamos no painel um medidor de nível de carga das baterias. Este modelo é para 12V.

Fizemos todas as ligações elétricas, ligamos os conjuntos de baterias na placa BMS e ligamos o medidor de nível de carga das baterias e também a ligações do borne de saída

A plaquinha de teste indica a carga atual das baterias, ela deve ser conectada diretamente nas baterias conforme mostrado no desenho abaixo:
Instalamos na parte de trás do gabinete um conector P4 para recarregar o pack de baterias com uma fonte externa de 12V.